O município de Matão foi criado em 27 de agosto de 1898 e está localizado na região central do Estado de São Paulo, a cerca de 300 quilômetros da capital, no entroncamento das rodovias Washington Luiz e Faria Lima.
A cidade é conhecida nacionalmente por suas empresas e também pela festa religiosa de Corpus Christi, realizada há quase 80 anos. Dezenas de milhares de pessoas visitam a cidade anualmente para percorrer os quarteirões ornamentados com tapetes coloridos confeccionados por artistas, estudantes e voluntários, utilizando materiais tingidos, como dolomita e areia. Trata-se de um verdadeiro espetáculo de arte e fé que mobiliza servidores municipais, instituições, empresários e toda a comunidade católica na realização dos eventos.
História
A partir de 1890, quando os primeiros fazendeiros de café se instalaram na região, o núcleo populacional começou a se formar. Por volta de 1894, iniciou-se a construção da capela e a primeira missa foi celebrada no dia 25 de março de 1895, data considerada a de fundação da antiga vila do Senhor do Bom Jesus das Palmeiras. O número cada vez maior de colonos que chegavam para cultivar suas terras e o estabelecimento de casas de comércio e indústrias impulsionaram o desenvolvimento da região.
A prova maior do interesse que a região despertava foi a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Araraquara em fins de 1889, um dos principais fatores de desenvolvimento do município. Em 19 de setembro de 1895, foi criado o distrito policial de Bom Jesus das Palmeiras e, em 7 de maio de 1897, passou à categoria de distrito, mudando o nome para Matão, do município de Araraquara. Em 27 de agosto de 1898, criava-se o município. (Fonte: Wikipedia)
Mais informações sobre o município podem ser obtidas nos sites da Prefeitura de Matão (www.matao.sp.gov.br) ou da Câmara Municipal de Matão (www.camaramatao.sp.gov.br).