Orgulho em ser matonense

Orgulho em ser matonense

Desde que Matão foi privilegiada com a chegada da Companhia Matonense de Saneamento - CMS na cidade, o município vem apresentando um crescimento exponencial nos índices de desenvolvimento econômico, humano e social, levando à risca as estatísticas que comprovam que o saneamento básico é um pré-requisito fundamental para um País entrar na lista dos mais desenvolvidos do mundo.

A nossa Estação de Tratamento de Esgoto – ETE é uma das mais modernas do Brasil e da América Latina, quando o esgoto doméstico chega até a empresa o processo pelo qual ele irá passar proporciona o tratamento de 100% do volume de esgoto gerado na cidade, podendo tratar até 450 litros de esgoto por segundo. O que significa atender uma população de até 110 mil habitantes, com 98% de eficácia na remoção da matéria poluidora.

Todo o material proveniente do esgoto doméstico da cidade que chega até a CMS é tratado com qualidade e parâmetros superiores aos que são devidamente exigidos, o que leva a preservação do meio ambiente como um gada da Companhia Matonense de Saneamento - CMS na cidade, o município vem apresentando um crescimento exponencial nos índices de desenvolvimento econômico, humano e social, levando à risca as estatísticas que comprovam que o saneamento básico é um pré-requisito fundamental para um País entrar na lista dos mais desenvolvidos do mundo. A nossa Estação de Tratamento de Esgoto – ETE é uma das mais modernas do Brasil e da América Latina, quando o esgoto doméstico chega até a empresa o processo pelo qual ele irá passar proporciona o tratamento de 100% do volume de esgoto gerado na cidade, podendo tratar até 450 litros de esgoto por segundo. O que significa atender uma população de até 110 mil habitantes, com 98% de eficácia na remoção da matéria poluidora. Todo o material proveniente do esgoto doméstico da cidade que chega até a CMS é tratado com qualidade e parâmetros superiores aos que são devidamente exigidos, o que leva a preservação do meio ambiente como um todo em nossa região. O que antes era poluição, doença e agressão à fauna e a flora, hoje é água cristalina devolvida ao Rio São Lourenço.

E, um dos fatores do excelente funcionamento da ETE é devido ao seu sistema totalmente automatizado com as maiores e melhores tecnologias existentes no mundo. Técnicos qualificados estão atentos 24 horas por dia monitorando o funcionamento de todos os equipamentos que compõem o processo de depuração da matéria orgânica presente no esgoto.

Água – o bem mais precioso do planeta

Matão é mesmo uma cidade privilegiada, e quando paramos para falar da riqueza natural da nossa cidade, sua beleza fica ainda mais fantástica. Matão está sobre o maior manancial de água doce subterrâneo do mundo todo, o Aquífero Guarani. O município possui também algumas minas, córregos e cursos d’água escondidos em meio à selva de pedra que o local foi se tornando, acompanhando o desenvolvimento empresarial e humano, eles estão sob as nossas casas e o asfalto. São eles: o Cascavel, Curtume, Tabuleta, Tobias, Espiga Vermelha, Milho Vermelho e Las Palmas. E, é aqui que nasce o grande orgulho de Matão, o Rio São Lourenço.

Quando o assunto é meio ambiente, sua exuberância é ainda maior. A cidade está sobre o maior manancial de água doce subterrâneo do mundo, o Aquífero Guarani. Abriga a Mata da Virgínia, o maior fragmento de mata do Noroeste paulista. Esconde diversos cursos d’água, minas e córregos que correm na cidade sob o concreto e o asfalto, como Cascavel, Curtume, Tabuleta, Tobias, Espiga Vermelha, Milho Vermelho e Las Palmas. É aqui que nasce o Rio São Lourenço.

E na semana onde comemoramos o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, nada como exaltar a beleza do nosso rio, local de tanta riqueza natural que compreende a fauna e a flora não só da nossa cidade, mas de toda a região, e o carinho e o amor que a CMS trata o Rio São Lourenço, fato que a empresa faz questão de demonstrar dia a dia para nós, como também a importância que a água, um dos bens naturais mais importantes do mundo, se não o “o que antes era descaso, doença e desrespeito ao nosso ecossistema, hoje é água limpa e cristalina” mais, é primordial para a empresa e para a vida de cada um de nós.

Pertinho de Matão, ao lado da Estrada de Ferro no distrito de Silvânia é onde está a nascente do Rio São Lourenço. Em meio a uma região rodeada de árvores e flores nativas, um fio de água cristalina e brilhante começa a brotar.  O barulho de água correndo começa a ser notado só uns 40 metros depois da nascente, na passagem de um túnel que dá sustentação à ferrovia. O volume de água começa aumentar e a ganhar grandeza, seguindo o leito, passeando pelas largas avenidas da cidade e se estendendo por toda a região até desaguar no Rio Tietê, em Borborema.

Todo o cuidado que a ETE tem com o esgoto que chega até a empresa é sinônimo de todo o cuidado que a CMS tem para com o nosso rio e com o meio ambiente como um todo. Antes de a empresa vir para Matão em 2005, a sujeira e a poluição tomavam conta do nosso rio, as impurezas resultante da limpeza das casas, dos banhos da população, bem como todos os dejetos do vaso sanitário eram lançados diretamente no leito do rio. E hoje, o que antes era descaso, doença e desrespeito ao nosso ecossistema, hoje é água limpa e cristalina!

Preservação

Para destacarmos ainda mais esta data tão importante para o planeta, o Dia Mundial da Água, data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de fevereiro de 1992, e que tem como objetivo alertar a população de todo o mundo para a preservação dos bens naturais e, sobretudo, da água.

A escolha de um dia dedicado a esse patrimônio natural do planeta, ressalta sua grande importância na vida das pessoas e no equilíbrio dos ecossistemas.

Além disso, destaca a necessidade de conscientizar a população sobre o cuidado e preservação desse bem tão valioso, que desde muito tempo vem sendo explorado indiscriminadamente pelo homem.

A água é um dos recursos finitos mais essenciais para a sobrevivência da vida no planeta, pois colabora com os ciclos naturais e ainda, é fundamental para a produção de alimentos.

Importante destacar que o ser humano é formado em grande parte por água (cerca de 70% do nosso corpo). Para, além disso, a superfície terrestre é formada aproximadamente de 70% de água. Grande parte dela é água salgada dos mares e oceanos (cercade 97%), restando cerca de 3% de água doce (dos rios), onde apenas 0,01% é considerada apropriada para consumo.

A água, portanto, faz parte do nosso dia-a-dia, sendo elemento essencial para todos os seres vivos do planeta, pois colabora com a manutenção da biodiversidade.

De acordo com a ONU, a cada 20 anos o consumo mundial de água duplica. Isso pode gerar uma enorme crise de abastecimento que atingirá cerca de 2,8 bilhões de pessoas a partir de 2025.

Água é de extrema importância na vida de cada um de nós, o que reforça a necessidade de preservar esse bem tão valioso.

Assim, pequenas atitudes de cada cidadão são essenciais para a preservação dessa importante fonte de riqueza da natureza, bem como de todo o planeta.

Consciência ecológica e ambiental, como não jogar lixos e dejetos em ambientes impróprios, e fazer a separação correta do lixo, são exemplos a serem praticados no nosso cotidiano.

Uso racional e sustentável dos recursos hídricos, racionamento e reutilização de água, banhos rápidos, fechar a torneira enquanto escova os dentes e ao lavar a louça, a calçada das nossas casas e os nossos carros, são outra formas de preservamos este bem tão precioso do nosso planeta.

À frente do nosso tempo

A CMS sempre pensando no futuro do planeta, na preservação da via, e no dia a dia de cada um de nós Por isso, em tempos de crises hídricos, a solução pode vir de onde menos se espera: o esgoto. Enquanto vários municípios do Estado de São Paulo começam a utilizar a tecnologia de água de reuso como uma das alternativas à falta d’água, Matão sai na frente mais uma vez.

Quando o assunto é água de reuso em vários locais parece uma novidade, mas aqui na cidade, a técnica de reuso de água é utilizada pela CMS para irrigar jardins, lavar pátios, máquinas e equipamentos desde 2005.

Depois de todas as fases do tratamento de esgoto dentro da ETE, a água readquire suas propriedades principais e fica livre de impurezas podendo ser reutilizada para diversos fins. Dentre eles estão limpeza e irrigação de praças, pátios, estacionamentos, entre outros. Pode também ser utilizada pelo Corpo de Bombeiros para apagar incêndios e já há estudos para que essa água seja usada por produtores rurais da região. É a CMS sempre pensando na preservação ambiental e no futuro do nosso planeta.

 

 

Fonte : Informativo da CMS / Encartado no JCMatão
Data da Informação : 23/03/2018