Cuidando da nossa saúde e fomentando a agricultura

Cuidando da nossa saúde e fomentando a agricultura

Depois de passar por todas as etapas de tratamento do esgoto doméstico feito pela Companhia Matonense de Saneamento - CMS, um composto orgânico com alto valor nutrimental é gerado. É conhecido popularmente como lodo, mas, quando sofre tratamento prévio, pode ser utilizado em várias culturas determinadas pelo Ministério da Agricultura, sendo um fertilizante orgânico muito rico, um composto orgânico de classe D. Antes, este material seria despejado em aterros sanitário específicos, hoje, graças a preocupação da CMS com o meio ambiente, ele fomenta a agricultura não só da  cidade, mas também de vários locais da região.

A Estação de Tratamento de Esgoto - ETE - possui um sistema de estabilização e higienização química, processo pelo qual o lodo é tratado com CaO (Óxido de Cálcio) em quantidades suficientes que pode elevar o pH da massa em no mínimo 12, em um prazo de 2 horas, e mantê-lo acima de 11,5 por mais 24 horas. A rápida alteração no valor do pH da massa, pelo tempo pré-estabelecido, todo o material é higienizado e inertizado, eliminando os microrganismos causadores de doenças para os seres humanos e animais. Como complemento mineral, este material recebe a adição de calcário dolomítico, gerando um fertilizante orgânico composto, enriquecido com cálcio e magnésio, dois dos nutrientes de grande importante para as plantas.

O adubo passou a ser desenvolvido no final de 2011, desenvolvendo um amplo trabalho de pesquisa e análises, desenvolvidos e aplicados por agrônomos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq da USP), empresa Biossolo e especialistas em resíduos.

Com toda esta preocupação e cuidado com a nossa fauna e flora, ganha a população, a natureza e o meio ambiente. Esta responsabilidade ecológica e social é um dos fatores que coloca a CMS como uma das principais e melhores empresas da América Latina.

FertClean

O fertilizante é um dos mais fortes aliados da empresa, que dia a dia busca ser 100% ecologicamente correta, além de já estar se torando forte aliado de produtores rurais locais e da região. Isso tudo porque o produto, além de qualidade, é doado aos interessados, aumentando a produtividade e reduzindo o aporte de investimentos feitos pelo produtor.

Mensalmente são cerca de 200 toneladas de Biomassa, antes descartados em aterros sanitários específicos para esse fim, que passaram a ter destinação correta, podendo ser utilizado em culturas como citrus (laranja, limão), cana-de-açúcar, milho, soja, café, seringueira, eucalipto e outros pomares como goiaba, abacate, além de ser forte aliado na recuperação de áreas degradadas.

Testes foram feitos em campo, e estes demonstraram resultados muito acima do esperado, onde os produtos gerados com sua aplicação foram mais saudáveis, e a produtividade em determinadas culturas mostrou melhor desenvolvimento da planta e enriquecimento da matéria orgânica no solo em todas as áreas aplicadas.

Tais benefícios são possíveis devido a alta concentração de compostos orgânicos contidos no FertClean. De todas as vantagens, talvez a mais atrativas seja seu apelo como importante componente econômico, uma vez que, sendo gratuito, chegou a apresentar economia ao produtor de até R$ 30 mil, com investimentos em fertilizantes químicos – se tornando forte potencializador de competitividade de preços dos produtos do campo.

O que antes o produtor rural investia e aplicava sua renda em materiais para melhorar o desenvolvimento da sua lavoura, agora ele pode adquirir um produto com maior qualidade e investir em outras áreas. É a CMS com o FertClean fomentando não só a agricultura, mas a economia também. Aumentando a qualidade de vida das famílias da cidade e da região em vários aspectos.

Aplicação e resultados

Os resultados com as pesquisa em campo estão cada vez mais positivamente surpreendentes, como na aplicação em lavouras de citrus por exemplo. Ao comparar um antes e depois em locais de produção de laranja Pera Sunk, em pomares com e também sem o fertilizante os resultados são surpreendentes. Em um mesmo local, nos pomares onde foi aplicado o FertClean alcançaram tamanho igual aos pés de laranja de pomares plantados cerca de dez meses antes. Mais uma prova que o fertilizante é um bom condicionador do solo, e tem apresentado explícita melhora quanto à estrutura física da terra.

O solo onde foi aplicado tornou-se mais encorpado, e isto pode ser notado através da braquiara viçosa que tem nascido entre as linhas de plantio. Alguns agricultores relataram que os pomares que receberam a aplicação do FertClean estão até mesmo mais resistentes às pragas. O que aumenta ainda mais a confiança do agricultor no sucesso que sua plantação terá no produto final fornecido ao consumidor, e para ele, um fator a mais para continuar investindo neste excelente produto, onde a demanda só aumenta devido ao seu grande sucesso.

O FertClean coloca Matão mais uma vez à frente do seu tempo e de outros municípios brasileiros. Os produtores que se interessarem em adquirir o fertilizante devem entrar em contato com a CMS através do telefone: 16 - 3382 - 5855.

Em busca de um futuro onde o respeito ao meio ambiente e ao desenvolvimento de Matão são os primórdios da CMS, caminhamos para um indicador econômico e de qualidade de vida cada vez mais altos. Nossa cidade é mesmo muito privilegiada em ter uma empresa como a CMS cuidando de nós.

Fonte : Informativo da CMS / Encartado no JCMatão
Data da Informação : 29/06/2018