O carinho para com a Terra da Saudade

O carinho para com a Terra da Saudade

O processo pelo qual o esgoto doméstico atravessa ao chegar na Companhia Matonense de Saneamento – CMS, uma concepção que combina processos biológicos anaeróbios e aeróbios, uma das mais modernas tecnologias dentre as mundialmente disponíveis é um dos fatores que coloca a empresa em um seleto grupo na América Latina, sendo uma das empresas mais bem sucedidas e reconhecidas dentro do seu segmento.

O processo proporciona o tratamento de 100% do volume de esgoto por segundo. O que significa atender uma população de até 110 mil habitantes, com 98% de eficiência na remoção de matéria poluidora.

Todo esgoto doméstico de Matão que chega à ETE – Estação de Tratamento de Esgoto é tratado em diversas etapas, e depois lançado ao Rio São Lourenço com qualidade e parâmetros muito superiores aos legalmente exigidos. Garantindo para a cidade e toda a sua população melhor qualidade de vida, bem – estar e preservação ambiental. Quem sai ganhando também é a biota da região (fauna, flora e espécimes de peixes antes em extinção no rio).

O bom desempenho da Companhia Matonense de Saneamento – CMS é garantido através de um sistema totalmente automatizado onde técnicos especializados monitoram 24 horas por dia o funcionamento de todos os equipamentos que compõem o processo de depuração da matéria orgânica presente no esgoto.

Eficiência e qualidade em seus produtos

A empresa, sempre pensando na qualidade dos seus serviços prestados e no bem-estar da população mantém um rigoroso controle de cada uma das etapas do processo de tratamento de esgoto. Por isso, a ETE conta com laboratório próprio, os resultados das análises de amostras coletadas em pontos determinantes do tratamento de esgoto servem como base para a estratégia a ser tomada para se manter a qualidade do efluente final.

Dentro do laboratório químico, técnicos e uma equipe de profissionais altamente qualificados realizam todos os dias análises dos efluentes que chegam à CMS, uma certeza a mais de que procedimentos, instruções de trabalho e indicadores corporativos, auditorias internas e do organismo certificador com frequência anual, garantiram a empresa as certificações ISO 9.001 pela qualidade dos serviços prestados, e ISO 14.001 pelo compromisso com as questões ambientais. As duas certificações são notórias nas atividades e empreendimentos da ETE, que está sempre em busca de atenuar os impactos ambientais negativos provocados pelas suas realizações, pelo uso racional dos recursos naturais e pela alta qualidade de seu efluente final.

Muito além das análises feitas cotidianamente, uma vez por mês um laboratório credenciado coleta as amostras e realiza a análise por completo da água. Este trabalho gera um valioso relatório, que é enviado à CETESB a cada seis meses.

Água Cristalina

O Rio São Lourenço é considerado uma das riquezas naturais não só de Matão, mas de toda a região, e por esse valor imensurável que ele tem pelas cidades onde passa, é também uma das principais preocupações ambientais. Antes a poluição tomava conta do local, através das impurezas resultantes da limpeza das casas, dos banhos da população, e também dos dejetos do vaso sanitário que constantemente eram lançados no rio. Com a chegada da CMS na cidade o cenário mudou, e para muito melhor.

A ETE registra um índice de eficiência e alta qualidade na remoção da carga orgânica de mais de 98%, o que significa que o esgoto do município que passa por todas as etapas do tratamento na CMS é depois devolvido ao Rio São Lourenço como água limpa e cristalina, devidamente adequada para manter os ecossistemas do rio e preservar a vida dos peixes e demais espécies que ali vivem. Além de também manter o ecossistema de toda a fauna e flora que estão nas margens do rio.

É por tanto carinho e cuidado que a ETE tem com o meio ambiente e também com Matão, que a empresa se preocupa constantemente com a sua responsabilidade sustentável, e, é um exemplo a ser seguido mundialmente em todos os parâmetros. A CMS investe constantemente em ações que buscam consolidar o crescimento sustentável, direcionando seu investimento social privado para alcançar mudanças significativas na sociedade.

Fonte : Informativo da CMS / Encartado no JCMatão
Data da Informação : 13/07/2018