CMS faz uso consciente dos recursos naturais

Por definição, o uso consciente dos recursos naturais é o ato de adquirir e usar bens de consumo e recursos naturais sem exceder as necessidades, abrangendo o tema sustentabilidade. Por natureza, estão na essência da Companhia Matonense de Saneamento (CMS), e do grupo que ela pertence, a preservação e o cuidado com o meio ambiente.
A CMS usa conscientemente os recursos naturais desde a concepção do projeto civil da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) até hoje. O conceito ficou mais evidente em 2012, após a implantação da ISO 14.001, quando foram criados indicadores que permitem monitorar o consumo de recursos naturais, como água, energia elétrica e insumos.
A natureza da implantação da ETE permitiu economizar energia, através de um único bombeamento principal, aproveitando os conceitos de hidráulica até nos processos automatizados em que os equipamentos funcionam de maneira eficiente. Além disso, a empresa faz uso consciente dos recursos naturais no reúso da água tratada para limpeza de máquinas, cloração e irrigação; nos processos administrativos, onde, por exemplo, há a reutilização dos papéis impressos para rascunhos; na implantação de iluminação viária em LED, permitindo a economia de energia, auxiliando na preservação dos recursos naturais; no projeto de implantação de energia fotovoltaica, em fase de análise; na reestruturação do sistema de automação, proporcionando economia  de energia nas partidas dos motores e na modulação deles, preservando os equipamentos; na implantação de gerador em horário de ponta, gerando economia de energia nos momentos de maior consumo, entre outras ações.
Em resumo, a organização está atenta às novas tecnologias que possam melhorar a eficiência dos serviços prestados e minimizar a agressão ao meio ambiente. Para conseguir bons resultados, todos os colaboradores estão envolvidos nessa questão.

Água de reúso é utilizada para irrigação interna. Medida é um dos compromissos da empresa com as questões ambientais

 

Fonte : jcmatao.com.br
Data da Informação : 14/05/2021