80 % das águas residuais retornam ao ecossistema sem serem tratadas

 

 

Atualmente, 80% dos efluentes do mundo são despejados sem o devido tratamento, com todos os agentes patógenos que carregam. Os dados são do relatório “Águas Residuais: o recurso inexplorado” divulgado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

O documento chama atenção para a necessidade de se reaproveitar a água residual doméstica, agrícola e industrial, além de reforçar que, uma vez tratadas, as águas residuais tornam-se fontes importantes para satisfazer a crescente demanda por água no planeta.

De acordo com o órgão, 56% de toda água doce captada no planeta se torna água residual, ou seja, esgoto ou efluente industrial ou agrícola.

A mensagem central do documento é a de que as águas residuais não são um problema, mas sim recursos valiosos que podem ser reutilizadas como fonte de abastecimento seja para irrigação, produção industrial, de energia e até mesmo para o consumo humano.

A reutilização de águas residuais, como estratégia de combate à crescente escassez de água, é um dos principais desafios colocados à humanidade nos próximos anos.

 

Fonte : UNESCO
Data da Informação : 22/03/2022