Amor e respeito por Matão

Amor e respeito por Matão

O rio São Lourenço, uma das principais riquezas naturais da Terra da Saudade, e que se estende por toda a região, é considerado uma das maiores belezas naturais de Matão, e é por esse carinho que os munícipes têm pelo nosso rio que surge a preocupação pela sua preservação.

 Antes as impurezas provenientes do chuveiro e torneira de nossas casas, e até mesmo da descarga eram lançadas diretamente no rio São Lourenço, mas hoje, essa preocupação acabou, é a partir daí que inicia-se o grandioso trabalho da

CMS – Companhia Matonense de Saneamento, o que antes era poluição e sujeira, doença e agressão ao meio ambiente, hoje é água cristalina.

A ETE – Estação de Tratamento de Esgoto é uma das empresas mais renomadas e reconhecidas pelo seu excelente trabalho e desempenho não só no País, mas em toda a América Latina, e nós matonenses, temos a honra de ter essa grande empresa em nossa cidade, operando com aparelhos da mais alta tecnologia e profissionais qualificados e treinados.

Tratamento

Todo o esgoto doméstico que sai das casas matonenses e segue para a CMS recebe tratamento da mais alta eficácia com processos realizados com baixíssimo consumo energético.

Com capacidade para tratar até 450 litros de esgoto por segundo em uma área de 25 mil metros quadrados, podendo atender uma população de até 110 mil habitantes, tudo ecologicamente correto, pois a preservação da vida e da espécie humana é a verdadeira responsabilidade social da ETE.

Através de estações elevatórias todo esgoto que sai da sua casa é transportado até a CMS. Ao chegar na empresa uma grade mecanizada retém os materiais sólidos grosseiros, como pedaços de madeiras e garrafas plásticas, separando-os do efluente sanitário. A partir daí o esgoto é direcionado ao tratamento preliminar, fase onde ocorre a retirada de materiais finos como areia, fios de cabelos e materiais gordurosos. Grande parte da matéria orgânica é decompostas por microorganismos vivos no Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente (RAFA).

 A matéria orgânica proveniente da fase anterior segue para a segunda etapa do sistema microbiológico, onde é decomposta por bactérias aeróbias. Após a separação dos sólidos em decantadores, a remoção da carga orgânica alcança um percentual muito acima de 98. E, este grau de eficiência e excelência está acima dos pré-requisitos exigidos pelos órgãos de meio ambiente do Estado.

A desinfecção total, eliminando microorganismos causadores de doenças, é feita através de cloração. Com o esgoto tratado, a água cristalina resultante de toda essa operação é então devolvida ao rio São Lourenço, em condições ideias para manter os ecossistemas do rio.

 Água de reuso

Em época de constantes crises hídricas e de bruscas mudanças climáticas no cenário mundial, buscar soluções para essas problemáticas é fundamental, e uma delas pode estar onde menos se espera: no esgoto. Várias cidades do Estado já utilizam a tecnologia da água de reuso como alternativa à falta d’água, e Matão, sempre saindo na frente com a CMS, é um desses municípios.

 A técnica de água de reuso é utilizada na ETE para irrigar jardins, lavar pátios, máquinas e equipamentos desde 2005. Após todo o tratamento que o esgoto doméstico recebe na CMS, a água readquire suas propriedades principais e fica livre de impurezas podendo ser reutilizada para vários fins.

Dentre eles estão limpeza e irrigação de praças, pátios, estacionamentos, entre outros. Pode também ser usada pelo Corpo de Bombeiros na eliminação de incêndios e até mesmo por produtores rurais da região.

Responsabilidade Socioambiental é uma forma de gestão que, na CMS, se define pela relação ética e transparente da companhia com todos os públicos com os quais se relaciona.

Preservação

Em cerca de 35 anos toda a reserva de água potável do planeta poderá acabar. Sempre um passo à frente e pensando no futuro, a CMS já está ajudando a virar esse jogo. Mas é preciso que cada um faça a sua parte, portanto, nunca jogue papel higiênico, absorventes, pontas de cigarro, pó de café, restos de comida ou outros detritos no vaso sanitário ou na pia.

Não tome banhos demorados, feche a torneira enquanto escova os dentes. Descarga gasta muita água. Não acione à toa. Não lave o carro com mangueira. Use um balde e um pano. Não use a mangueira para limpar a calçada e sim uma vassoura. Faz o mesmo efeito e economiza água.

Deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez, feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa, reaproveite a água de máquinas e tanquinhos para lavar quintal, calçadas e regar plantas.

 

Fonte : Informativo da CMS / Encartado no JCMatão
Data da Informação : 12/01/2018