O começo de um sonho

O começo de um sonho

Desde a sua fundação, em 22 de novembro de 2002, dia marcada pela assinatura do contrato de concessão, a CMS – Companhia Matonense de Saneamento investe dia a dia em tecnologia de ponta construindo um legado para os matonenses, com uma eficiência de 98% de esgoto doméstico tratado, e contribuindo para o desenvolvimento humano e econômico de Matão, reafirmando às estatísticas que comprovam que saneamento básico é um dos primórdios para uma cidade e um País crescerem e se desenvolverem cada vez mais.

 Todo o esgoto doméstico do município que chega a ETE – Estação de Tratamento de Esgoto é tratado com parâmetros de qualidades muito maiores aos oficialmente exigidos, garantindo uma preservação ambiental de todo o bioma da cidade e região, como a fauna, flora e espécimes de peixes, que antes até mesmo despontavam em extinção no rio São Lourenço, uma das maiores riquezas naturais da nossa terra.

 O processo proporciona o tratamento de 100% do volume de esgoto que o município gera, podendo tratar até 450 litros de esgoto por segundo. O que significa beneficiar e atender cerca uma população de até 110 mil habitantes, e assegurando a saúde e o bem estar da população, o que antes era poluição, doença e agressão ao meio ambiente, hoje é água cristalina.

Excelência e cuidados

O alto desempenho da CMS é comprovado pelo rigoroso acompanhamento de todas as etapas do processo, desde que o esgoto doméstico chega até a ETE até a água limpa e cristalina proveniente do processo final. E, esta eficácia é devido aos equipamentos de tecnologia de ponta que a empresa investe constantemente, sempre pensando na saúde da população matonense e na preservação do meio ambiente.

 Além disso, a empesa conta com laboratório próprio, onde análises de amostras coletadas em determinados pontos das fases do tratamento constroem uma base e um parâmetro para que, com os resultados a ETE possa sempre traçar a melhor estratégia a ser tomada para que o objetivo final seja sempre de alta eficácia, alcançando os objetivos propostos pela CMS, atendendo os requisitos legais sempre acima da média. Matão é muito privilegiada por cada cuidado que a empresa tem para com a população, sempre pensando em sua qualidade de vida e bem estar.

 No laboratório, profissionais altamente qualificados, como químicos e técnicos realizam as análises dia a dia com minucioso cuidado dos efluentes que chegam até a empresa, uma garantia a mais de que todos os procedimentos, instruções de trabalho e indicadores corporativos, auditorias internas e do organismo certificador com frequência anual, garantirão a aderência ao processo de certificação.

Além de todo esse cuidado, uma vez por mês um laboratório devidamente credenciado coleta as amostras para a realização da análise da água por completo, onde um relatório é feito comprovando a alta qualidade dos resultados em, todas as etapas e enviado à Cetesb - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo a cada seis meses.

 Certificações

A ISO é a International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização), é uma federação mundial de órgãos nacionais de normas presente em mais de 100 países, com sede fica em Genebra na Suíça.

 Os preceitos da ISO estabelecem normas para uma organização planejar, implementar, verificar e tomar diretrizes necessárias para que a alta excelência de seus serviços e produtos sejam sempre mantidas em evidencia devido a seu grande desempenho e eficácia.

Com esta conduta, a empresa tem demonstrado o respeito às legislações vigentes, as exigências do poder concedente e as normas internas com profissionalismo e transparência. A ISO 9.001 é uma norma fundamental de padronização na qualidade da prestação do serviço de tratamento de esgoto de Matão, e envolve todos os colaboradores. A contínua melhoria desta ferramenta é feita através das contínuas melhorias que a empresa investe em todo seu sistema diariamente.

 Tendo como uma de suas missões o comprometimento com a preservação da fauna e da flora da cidade e da região, e por isso a CMS é certificada com a ISSO 14.001, norma que assegura o compromisso da empresa para com os cuidados com o meio ambiente e com a sustentabilidade. O que já pode ser visto com o nosso rio sendo povoado constantemente com suas espécies naturais de peixes e árvores e plantas que o rodeiam.

Saneamento básico

O saneamento básico é um direito constitucional, é um conjunto de medidas que buscam garantir serviços, infraestrutura e Instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza e drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais. E, com esses cuidados preservando a condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade de vida e a produtividade do indivíduo e facilitar a atividade econômica.

Os serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos levam à melhoria da qualidade e expectativa de vida das pessoas, sobretudo na saúde com redução da mortalidade infantil, melhorias na educação, na valorização da renda do trabalhador, na despoluição dos rios e na preservação dos recursos hídricos e da natureza como um todo.

Estudo do BNDES estima que 65% das internações em hospitais de crianças com menos de 10 anos sejam provocadas por males oriundos da deficiência ou inexistência de esgoto e água limpa, que também surte efeito no desempenho escolar, pois crianças que vivem em áreas sem saneamento básico apresentam 18% a menos no rendimento escolar.

Fonte : Informativo da CMS / Encartado no JCMatão
Data da Informação : 26/01/2018