A importância da educação ambiental

A importância da educação ambiental

A educação ambiental é um tema de fundamental importância, e que deve ser inserido na sociedade das mais variadas formas. E, é isto que a CMS – Companhia Matonense de Saneamento realiza em Matão através de diversas práticas, pois o ensinamento deste assunto primordial para cuidarmos cada vez mais do meio ambiente faz com que consigamos também contribuir com o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade, do Brasil e do mundo, pois cada pequena ação de cuidados com a natureza gera um impacto positivo enorme para o planeta.

 A educação ambiental é fundamental para que as pessoas se tornem mais conscientes sobre a sustentabilidade e a importância de construir um futuro mais limpo para as próximas gerações. A adoção de práticas ecologicamente corretas e o incentivo ao uso moderado dos recursos naturais são algumas das medidas básicas propostas pela educação ambiental.

 Esta educação é capaz de desenvolver através de práticas que vinculam o educando com a comunidade em geral, valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido a transformação superadora dessa realidade, tanto em seus aspectos naturais como sociais, desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita transformação.

Projeto Nascente São Lourenço

Sabendo da importância da prática da educação ambiental e do desenvolvimento sustentável para o futuro do nosso planeta, a ETE – Estação de Tratamento de Esgoto criou o ‘Projeto Nascente São Lourenço’, o que vem de encontro com suas metas de gestão ambiental, e o que aproxima a sociedade com as diversas formas de reduzir os impactos negativos para com a nossa fauna e flora.

 Por isso, a CMS proporciona atividades pedagógicas, gerando a conscientização da população, através da educação ambiental, levando todo o conhecimento que a empresa possui sobre o assunto para as escolas da nossa cidade, com cartilhas educativas, eventos, palestras e diversas atividades de conscientização sobre a preservação do meio ambiente e de todos os biomas naturais, com conceitos de coleta seletiva, além da economia e o uso racional da água, assim como a importância do saneamento básico em nossas vidas e para o desenvolvimento mundial.

Com este projeto a ETE recebe para uma visita técnica estudantes das mais variadas idades, desde a educação  infantil até alunos cursando o terceiro grau, onde cada um é recebido carinhosamente pelos funcionários altamente treinados para explicar cada etapa do tratamento do esgoto com excelência e eficácia, além de assistirem vídeos educativos e receberem cartilhas orientativas.

Ao chegarem na CMS cada ilustre visitante é instruído a usar EPI’S apropriados seguindo as orientações adequadas dos funcionários. E após visitarem cada etapa, e aprenderem muito sobre a importância do tratamento de esgoto e a eficácia da CMS, uma das melhores empresas da América Latina no setor, e também sobre sustentabilidade e educação ambiental, cada um sempre se sente privilegiado por estar ali e conhecer melhor um assunto de primordial importância para o mundo, e em um local altamente qualificado como a nossa ETE.

FertClean

Sempre buscando as melhores soluções quando o assunto é cuidar do meio ambiente, a CMS lançou o FertClean, um fertilizante orgânico classe D, aliás o produto possui registro reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O adubo passou a ser desenvolvido no final de 2011, envolvendo um amplo trabalho de pesquisa e análises, desenvolvidos e aplicados por agrônomos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq da USP), empresa Biossolo, e especialistas em resíduos.

O fertilizante tem sido um forte aliado no fomento da agricultura regional, pois o produto é altamente recomendável para as lavouras de culturas como citros (laranja, limão), cana-de-açúcar, milho, soja, café, seringueira, eucalipto e outros pomares como goiaba, abacate, além de ser forte aliado na recuperação de áreas degradadas.

É um produto de qualidade e doado aos produtores interessados, o que gera aos agricultores uma economia de até R$ 30 mil, dinheiro este que seria aplicado em investimentos em fertilizantes químicos, agora vai para o desenvolvimento de suas culturas e negócios, além do fertilizante ser um forte potencializador de competitividade de preços dos produtos do campo, ele também gera o desenvolvimento social e de vida desses produtores que agora tem uma renda a mais para ser usada de outra maneira. É a CMS sempre pensando no futuro de cada um de nós e do meio ambiente.

 Além de tudo, os testes realizados em campo demonstraram um resultado acima do esperado, gerando produtos mais saudáveis e maior produtividade em determinadas culturas, e melhor desenvolvimento da planta e enriquecimento de matéria orgânica no solo em todas as áreas aplicadas.

Controlando o odor

Sempre inovando e pesando na qualidade de vida de cada morador de Matão, a CMS busca incessantemente soluções que proporcionam saúde para a população, e eliminam toda forma de incômodo para os moradores dos bairros vizinhos à empresa, preservando a ETE da emissão de gases com mau cheiro.

 Mais um diferencial da empresa em relação às outras estações de tratamento de esgoto. A CMS controla o odor que pode ocasionar o tratamento de esgoto através do Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente, O RAFA, equipamento que propicia a captação de gás metano, que é eliminado durante a decomposição da matéria orgânica presente no esgoto através de bactérias anaeróbias. O gás metano é submetido a uma das linhas de captação e enviado diretamente ao incinerador.

 Esta queima transforma esse gás tóxico em CO2 – que é inodoro, ou seja, não tem cheiro, e não é prejudicial ao meio ambiente, tornando o processo um importante aliado na preservação da camada de ozônio.

Fonte : Informativo da CMS / Encartado no JCMatão
Data da Informação : 09/02/2018