CMS Transformando esgoto em água cristalina
Integrar tecnologia ao tratamento de esgoto é um dos principais objetivos da CMS - Companhia Matonense de Saneamento, uma empresa do Grupo Branco Peres, que opera a Estação de Tratamento de Esgoto Doméstico de Matão.
O município tem o privilégio de contar com uma estação que figura entre as mais modernas do Brasil e contempla um sistema operacional que combina processos biológicos anaeróbios e aeróbios, uma das grandes inovações do setor. A unidade tem capacidade para atender uma população de até 110 mil habitantes, o que corresponde a uma vazão média de 250 litros por segundo.
O processo permite tratar 100% do esgoto doméstico recebido na estação, oferecendo 98% de eficiência na remoção de matéria poluidora, ou seja, após o tratamento, o efluente é lançado no Rio São Lourenço como água cristalina, com níveis de oxigênio acima da exigência legal, preservando o ecossistema e garantindo a saúde da população.
A eficiência da ETE é assegurada pelo seu sistema totalmente automatizado e pelo monitoramento contínuo realizado por técnicos especializados. Pela qualidade dos serviços prestados, a CMS possui certificações ISO 9001 e ISO 14001, que reforça o compromisso da empresa com a eficiência dos processos e as questões ambientais.
Uma empresa do Grupo Branco Peres
A CMS - Companhia Matonense de Saneamento é uma empresa do grupo Branco Peres, constituída para participar do processo licitatório de concessão do tratamento e destinação final do esgoto doméstico, concluído em 22 de novembro de 2002, durante a administração do prefeito Jayme Gimenez, fato que consolidou a oportunidade de um novo salto no desenvolvimento do município de Matão.
Seguindo as rigorosas exigências licitatórias, a CMS rapidamente construiu a estação de tratamento de esgoto no prazo de um ano. Com um investimento de R$ 20 milhões concluiu a implantação integral do projeto para atender uma população de até 110.000 habitantes.
Dessa forma, graças ao investimento e à visão empresarial dos acionistas da CMS, em 1° de julho de 2005, a ETE foi recebida pelo saudoso prefeito Adauto Scardoelli para dar sequência à era de inovações tecnológicas baseadas na sustentabilidade e preservação do meio ambiente, resultando na melhoria da qualidade de vida dos matonenses.
Equipe especializada e comprometida
A CMS trabalha com uma equipe especializada para atender todas as etapas do processo de tratamento de esgoto e os demais serviços oferecidos. Composta por engenheiros, químicos, administradores, técnicos e gestores organizacionais das mais diversas áreas, a ETE está dimensionada para atender a demanda por vários anos, sem a necessidade de aumentar sua estrutura operacional.
Os colaboradores recebem capacitações e treinamentos constantemente e estão extremamente comprometidos em promover a melhoria contínua dos processos, mantendo a eficiência operacional e o alto padrão dos serviços.
A valorização das pessoas é uma das premissas da CMS para continuar garantindo serviços de excelência e melhor qualidade de vida para a população de Matão.
Operação e monitoramento 24 horas por dia
Sempre pensando na modernização e aprimoramento de cada processo, a CMS conta com uma estrutura tecnológica capaz de monitorar o tratamento de esgoto doméstico de Matão a longa distância e em tempo real, garantindo a qualidade e a eficiência do serviço prestado à população, 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Através de equipamentos de última geração, as informações são coletadas e enviadas ao sistema supervisório, que faz o monitoramento constante da ETE, para que qualquer ação necessária seja realizada de forma ágil, por exemplo, prevenir que o esgoto atípico cause danos aos microrganismos vivos responsáveis pelo processo biológico de limpeza do efluente e comprometa o sistema de tratamento.
Investindo constantemente em equipamentos e tecnologias do setor, a CMS garante maior eficiência e qualidade nos serviços prestados à população matonense, preservando vidas e ajudando a cuidar do meio ambiente.
jul. 2025
No dia 1º de julho de 2025, a Estação de Tratamento de Esgoto de Matão completou 20 anos de operação. Há mais de duas décadas utilizando tecnologias sustentáveis e equipamentos de última geração, a CMS garante máxima eficiência nos seus serviços, preservando o meio ambiente, gerando benefícios para a saúde pública e melhorando a qualidade de vida da população matonense.
ago. 2024
Conclusão do processo de adequação das infraestruturas de elétrica e automação da planta que trouxe inteligência, agilidade e capacidade de diagnóstico aos equipamentos, permitindo a detecção precoce de problemas e contribuindo para a prevenção de manutenções desnecessárias.
dez. 2023
A CMS recebeu um atestado da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), validando a qualidade do tratamento de esgoto, no semestre de 2023, com índice de remoção em Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) de 99,54%.
dez. 2022
A CMS disponibilizou o game River Defender, um jogo educativo e de conscientização que apresenta detalhes sobre o tratamento de esgoto e cuidados com o Rio São Lourenço. Disponível nas lojas de aplicativos para Android e iOS.
ago. 2021
Implantação de sistema gerador de energia capaz de suportar a carga completa da ETE em casos de falta de energia na rede elétrica, garantindo a continuidade da operação.
jul. 2019
Com o intuito de atualizar softwares e equipamentos e introduzir novas tecnologias a CMS iniciou uma significativa modernização das infraestruturas elétricas, de automação e de Tecnologia da Informação.
nov. 2016
A CMS realizou um completo processo de modernização do sistema supervisório para garantir o monitoramento da operação em tempo real e a eficiência do serviço prestado à população.
jul. 2015
A CMS completou dez anos de operação, mantendo e aprimorando a eficiência da tratamento de esgoto doméstico de Matão.
out. 2014
Substituição do cesto de entrada por um sistema de gradeamento para remoção mais eficiente de sólidos maiores, automatizando o processo de limpeza.
jun. 2013
Implementação de tecnologia italiana para aprimorar a remoção de sólidos, areia e materiais graxos, aumentando a eficiência do tratamento.
jun. 2012
A empresa conquistou a certificação ISO 14001, evidenciando seu compromisso com a gestão ambiental.
nov. 2011
Em busca de uma atuação 100% ecológica, a CMS passou a transformar em condicionador de solo orgânico, a biomassa gerada no tratamento. Denominado Ferticlean e com registro no MAPA, o condicionador é distribuído a agricultores para recuperação do solo.
mai. 2011
A CETESB instalou uma base móvel para monitorar a qualidade do sistema de tratamento de esgotos da ETE, confirmando sua eficiência e compromisso ambiental.
jun. 2009
A CMS obteve a certificação ISO 9001, reconhecendo a qualidade de seus processos de gestão.
jun. 2005
Conclusão e entrega da Estação de Tratamento de Esgoto, posicionando Matão entre as cidades com infraestrutura de última geração em saneamento.
out. 2004
A CMS iniciou o Projeto Nascente São Lourenço, visando promover a educação ambiental e a conscientização da população sobre a preservação do meio ambiente.
nov. 2002
Assinatura do contrato de concessão que estabeleceu a CMS como responsável pelo tratamento de esgoto doméstico no município de Matão.
jun. 1998
O processo de criação da Estação de Tratamento de Esgoto de Matão começou em 1998, com as primeiras tratativas com a Companhia de Águas e Esgotos de Matão (CAEMA).