Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Certificações

  • ISO 9001:2008 - certificação obtida pela primeira vez em 2009; renovada em 2012, pela Fundação Vanzolini.
  • ISO 14001: 2004 – certificação obtida pela primeira vez em 2012, também pela Fundação Vanzolini.

NBR ISO

O impacto da globalização no início dos anos 90 fez com que as empresas se preocupassem com a implantação de uma gestão de forma sistemática e transparente para se tornarem organizações de sucesso.

A CMS é uma empresa voltada para o crescimento e o desenvolvimento de novas tecnologias no setor de saneamento, buscando sempre os mais altos padrões de eficiência e qualidade de serviços. Decidiu viabilizar esta ideia, iniciando os trabalhos em fevereiro de 2007, recebendo a certificação da ISO 9001 em Junho de 2009.

A ISO é a International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização) sediada em Genebra na Suíça é uma federação mundial de órgãos nacionais de normas em 120 países, um em cada país. O representante da ISO no Brasil é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

As normas da ISO estabelecem diretrizes para uma organização planejar, implementar, verificar e tomar ações necessárias que garantam a excelência na qualidade de seus produtos e/ou serviços.

A CMS, mantém a certificação da ISO 9001:2008 e a utiliza como a principal ferramenta na busca da excelência na qualidade da prestação do serviço de tratamento de esgoto do Município de Matão, envolvendo todos os colaboradores na obtenção das metas e objetivos propostos pela Alta Administração. A contínua melhoria em todo o sistema é conseguida através da análise crítica e discussões dos resultados obtidos em reunião com a diretoria.

Com esta conduta, a empresa tem demonstrado o respeito às legislações vigentes, as exigências do poder concedente e as normas internas com profissionalismo e transparência, assegurada pela gestão da qualidade, através da certificação NBR ISO 9001:2008 desde 2009.

Os diretores da CMS, atentos às questões ambientais, lança, em meados de 2011, o desafio aos seus colaboradores, para a obtenção da certificação ISO 14001:2004.

Esta norma é internacionalmente aceita e define os requisitos para estabelecer e operar um Sistema de Gestão Ambiental. A norma reconhece que organizações podem estar preocupadas tanto com a sua lucratividade quanto com a gestão de impactos ambientais. A ISO 14001 integra estes dois motivos e provê uma metodologia altamente amigável para conseguir um Sistema de Gestão Ambiental efetivo. Na prática, o que a norma oferece é a gestão de uso e disposição de recursos, controla custos, reduz os riscos a acidentes pessoais e ambientais e melhora o desempenho, sem agredir ou reduzindo ao máximo o impacto negativo que um determinado processo possa oferecer ao meio ambiente.

A empresa assume então, um compromisso maior com o Meio Ambiente implantando o SGI – Sistema de Gestão Integrado – priorizando destinos nobres aos seus resíduos sólidos.

A Organização inicia seus trabalhos, definindo sua política e objetivos:

 

Política da Qualidade e Meio Ambiente

“A CMS objetiva a satisfação de seus clientes, fornecedores e colaboradores, tendo como referência, além dos requisitos das normas NBR ISSO 9001:2008 e NBR 14001:2004, exigências do poder concedente aplicáveis aos serviços de concessão para tratamento e destinação final do esgoto sanitário, além das normativas legais e outras subscritas pela organização, necessárias para a promoção da melhoria contínua do seu Sistema de Gestão Integrado”.

Principais objetivos

  1. Eliminar ou reduzir impactos ambientais, destinando de forma nobre os resíduos sólidos gerados no tratamento de esgoto (lodo);
  2. Reduzir o consumo energético na operação de tratamento de esgoto;
  3. Aumentar a satisfação dos clientes através da redução de poluição.

A experiência da CMS, auditada e certificada pela ISO 14001 em 28 de Junho de 2012, vem beneficiar a empresa e consolidar seus ideais de que o SGI – Sistema de Gestão Integrado - trata de práticas de negócios simples e sólidos, que trazem benefícios corporativos pela melhoria de relacionamentos através do uso responsável de materiais e práticas ambientalmente sensíveis, sempre que possível.