Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Matão sobe 265 posições no ranking Município VerdeAzul

No último dia 22 de setembro, o Diretor do Departamento de Meio Ambiente Alcídes Mendes, a Chefe de Sessão de Paisagismo Rosangela Cordeiro de Oliveira Colombari e a Assessora de Projetos e Convênios Roberlândia de Sousa da Silva estiveram no município de Rio Claro, em um evento realizado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo para divulgação da pré-certificação do Programa Município VerdeAzul.

Na ocasião foi anunciado que Matão saiu da posição 418 e passou a ocupar a posição 153, subindo 265 posições no ranking dos 645 municípios paulistas.

Para que Matão possa se certificar no Programa Município VerdeAzul ciclo 2017, será necessário ainda subir algumas posições, porém as perspectivas são muito boas, já que ainda haverá mais uma etapa para implementação de projetos e cumprimento de diretivas, que se encerra no próximo dia 25 de outubro.

“Desde o início do ano, com a criação da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos pelo prefeito Edinardo Esquetini, mudou-se radicalmente o enfoque que era dado ao meio ambiente no município.  Até então, nossa cidade padecia de inúmeros problemas ambientais, problemas com a Cetesb, lixões a céu aberto, má conservação das nascentes e muitos outros problemas.  Passados apenas 10 meses, a situação é bem diferente, e com o apoio do prefeito em todas as ações que a secretaria tomou, já pudemos avançar muito na questão da sustentabilidade”, explica o secretário da pasta Markinho Nascimento.

Ainda segundo o secretário Markinho, um dos grandes desafios do município para este ano está sendo a gestão dos resíduos sólidos provenientes da construção civil e das podas de árvores, já que o aterro existente hoje na pedreira municipal está completamente saturado e na iminência de ser fechado e, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305/2010, as prefeituras passam a ser obrigadas a dar destinação final apenas para os resíduos que elas geram, ou seja,  nesse novo contexto será necessário que o município se adapte a essa nova realidade.

“Quando criamos a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, buscamos adequar Matão às novas realidades que as questões ambientais e de sustentabilidade pedem para os dias atuais.  Nesse sentido, toda a equipe da Secretaria de Meio Ambiente tem se destacado, e já apresentando em pouco tempo resultados muito positivos para nossa cidade. No momento que o secretário Marcos me informou da posição vergonhosa que o município se encontrava, ocupando as últimas posições dentre os 645 municípios do Estado de São Paulo no Programa Município VerdeAzul no início do ano, pedi a ele que fizesse tudo o que fosse necessário e estivesse ao nosso alcance para que voltássemos a ser certificado, e tenho certeza que chegaremos lá”, destaca o prefeito Edinardo Esquetini.

Hoje, o Conselho Municipal de Meio Ambiente – CMMA –  tem desempenhado um papel muito mais atuante junto à Secretaria de Meio Ambiente, indo muito além de discussões sobre autorização para supressão de árvores e compensações ambientais.  Este ano o CMMA já editou duas resoluções, sendo uma recomendando ao município criar o Fundo Municipal do Meio Ambiente, e outra regulamentando os critérios para permitir castração de animais de famílias de baixa renda.

Durante o ano, várias atividades foram desenvolvidas visando o cumprimento das 10 diretivas do Programa Município VerdeAzul, das quais podemos destacar: a inauguração de 2 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) de materiais recicláveis, a realização da BioMatão (semana do meio ambiente), onde foram desenvolvidas várias ações envolvendo crianças, escolas, curso de podas, palestra, audiência pública para discussão do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, comemoração do Dia Mundial da Água onde realizamos uma limpeza simbólica no entorno do lago do parque ecológico, projeto “Nós vamos invadir sua praça”, fechamento dos lixões existentes na Via Narciso Baldan e ao lado do CAIC, plantio de Ypês na escola Adelino Bordignon em homenagem aos alunos dos terceiros anos do Ensino Médio, recuperação e limpeza da nascente do Rio São Lourenço, acompanhamento e monitoramento da qualidade da água do Rio São Lourenço e dos efluentes que as indústrias tem lançado nele, entre outras.

Também é importante destacar que a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos também é responsável pelo Departamento de Proteção e Bem Estar Animal e que hoje, graças a sensibilidade do prefeito Esquetini em relação aos cuidados com os animais, dispõe de uma estrutura ampla contando com biólogo, veterinários, assistentes clínicos e pessoal de apoio que atende aproximadamente 400 animais entre cães e gatos.

E as ações não param por aí, pois, o ano ainda tem dois meses e muitas ações ainda serão tomadas até o dia 31 de dezembro.

Prefeitura agora tem calçada ecológica

Em cumprimento a diretiva de arborização urbana, na quarta, 4, em comemoração ao Dia da Natureza, foi colocado em prática um projeto piloto de floresta urbana com uma calçada ecológica, plantio de grama e 20 árvores das espécies Resedá Gigante, Callistemon e Quaresmeira.

Esse projeto faz parte da revitalização que está sendo realizada em frente à Prefeitura, onde também está sendo feito um estacionamento para 44 veículos, e uma praça que vai trazer mais verde e um espaço bonito para a nossa cidade.

O projeto foi desenvolvido com a participação dos alunos do Senac e da professora Edna Fagundes, e vai dar mais vida a um espaço que há anos pedia uma revitalização, que inclusive servirá para orientar todas as pessoas que queiram desenvolver a sua calçada ecológica.

“No momento em que apresentei o projeto ao nosso prefeito Edinardo, ele prontamente permitiu a realização e nos incentivou a ampliar a iniciativa por todo o estacionamento que está sendo construído. São ações como essas que nos fazem acreditar que podemos fazer muito pela natureza e que, cada um fazendo a sua parte, o planeta e todos os seres que vivem nele serão beneficiados”, finaliza Markinho.


Fonte : http://jcmatao.com.br
Data da Notícia : 06/10/2017

Últimas notícias