Inventário Florestal Nacional mostra a conservação das florestas brasileiras.

Nesta sexta-feira (14), o Brasil Rural fala com a gerente executiva do Inventário Florestal Nacional, Cláudia Rosa, sobre o estudo que avalia todo o território brasileiro para saber como está a conservação de nossas florestas.

Segundo a gerente executiva, esse inventário é um levantamento amplo e sistemático para que se possam conhecer bem nossas florestas. A cada 20 km está instalado um ponto de amostragem onde se coleta um conjunto de dados que ajudam a avaliar a qualidade dessas áreas florestais. 

“Nós medimos todas as árvores, o diâmetro e a altura. Isso os permite calcular o volume de madeira, a biomassa, o carbono armazenado nas árvores. Nós coletamos solos, então a gente analisa todos os dados físico-químicos, inclusive o carbono que está armazenado nos solos, que é um dado muito importante para a questão das emissões", destaca Cláudia Rosa.

 

A especialista lembra ainda que também é feita coleta botânica para conhecimento das espécies. Além disso, são realizadas entrevistas com a população que vive próximo das florestas para buscar informações do uso da floresta e  qual a importância dessa floresta na vida dessas pessoas.

 


Fonte : http://radios.ebc.com.br/brasil-rural/2018/09/inventario-florestal-nacional-mostra-a-convervacao-das-florestas-brasileiras
Data da Notícia : 14/09/2018

Fotos da Informação

Últimas notícias