No Brasil, 76% das plantas de produção de alimentos dependem de polinização.

O Brasil Rural desta sexta-feira (15) entrevistou Márcia Maués, pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental. Ela fala de um relatório que aponta a importância da polinização na agricultura.

O relatório foi realizado pela Rede Brasileira de Interações Planta-Polinizador e a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos.

Ela explicou que as abelhas são as principais polinizadoras, mas existem outros agentes.

O estudo foi feito com base em trabalhos publicados sobre polinização em plantas cultivadas ou coletadas para consumo humano.

Nessa pesquisa, foram encontradas 289 plantas utilizadas na alimentação. Há informação sobre polinização em 66% delas, ou seja, 191. Dessas, 76% são dependentes de polinizadores.

A pesquisadora falou também sobre o uso agressivo de agrotóxicos e a dificuldade em compreender a importância desses agentes

“A falta de conhecimento, de conscientização das pessoas de que sem polinizadores, sem esses agentes que realizam a polinização, a produtividade agrícola vai cair bastante”, destaca.

O objetivo do relatório, segundo a pesquisadora, é aproximar a ciência da sociedade, da informação de forma simplificada.

 


Fonte : http://radios.ebc.com.br/brasil-rural/2019/02/no-brasil-76-das-plantas-utilizadas-na-producao-de-alimentos-e-dependente-de
Data da Notícia : 15/02/2019

Últimas notícias