Com apoio da CMS escola do Jardim Alvorada recebeu Programa Escola Sustentável

Na quarta-feira (06), aconteceu a atividade de encerramento do Programa Escola Sustentável (PES), desenvolvido na escola estadual Prof. Laert José Tarallo Mendes, no Jardim Alvorada, com apoio da CMS (Companhia Matonense de Saneamento). O PES é uma inovação para a educação ambiental formatado para fomentar a cultura da sustentabilidade na comunidade escolar nas redes de ensino públicas e privadas.

 

Lançado em abril e executado pela empresa Zelo Ambiental, o PES seguiu seu cronograma de atividades educativas durante o ano letivo, com a aplicação de 15 projetos distintos envolvendo diversas áreas pedagógicas, como preservação e proteção do meio ambiente, economia circular, saúde preventiva, logística reversa, alimentação saudável e consumo sustentável.

 

O zelador ambiental José dos Santos Oliveira, idealizador e responsável pela execução do programa, ressaltou a importância da iniciativa e os resultados obtidos, revelando que a comunidade escolar do Jardim Alvorada está muito agradecida à CMS por proporcionar essa possibilidade de ensinar na prática ações sustentáveis aos estudantes. “Foi gratificante ver o engajamento dos estudantes durante as atividades e, principalmente, a consciência ambiental adquirida durante o processo. Quero agradecer aos alunos, professores e direção da escola pelo engajamento e receptividade; ao doutor Paulo Bernardi pelos encaminhamentos e à CMS pela visão de responsabilidade social e da necessidade de cuidar do meio ambiente. Obrigado por tornar este sonho possível e tão necessário para formarmos cidadãos mais conscientes quanto à cultura da sustentabilidade".

 

A diretora da escola, Raquel Ramos de Oliveira Ishioka, também destacou os benefícios do projeto e o empenho dos envolvidos. "Estamos muito felizes com os resultados alcançados. Os alunos não apenas aprenderam sobre sustentabilidade, mas viveram isso na prática, e poderão levar isso para suas casas e para sempre em suas vidas. Agradecemos à CMS pelo patrocínio, ao doutor Paulo Bernardi e a todos os envolvidos por fazerem parte dessa transformação, bem como ao José Oliveira que formatou e executou o programa de forma brilhante”.

 

O evento contou com a presença de pais de alunos, do prefeito Cido Ferrari, do vereador e presidente da OAB Matão Dr. Paulo Bernardi, do Gerente Geral da CMS Lucas Brunaldi Tarallo e do Técnico Químico Responsável da CMS Luiz Otávio Rincão, e das representantes da Diretoria de Ensino, Rita Maria Sita Reis e Isabela Forlini Paiola, que após o evento visitaram os espaços dos projetos, como a Horta Pedagógica, o Minhocário Vegetal e o Banco da Economia Circular.

 

"Ações como estas são fundamentais para levar conhecimento e novas possibilidades para os estudantes. São o melhor caminho para ampliar a conscientização sobre a necessidade de preservar o planeta para as gerações futuras. Parabéns a todos os envolvidos”, ressaltou o prefeito Cido Ferrari.

 

O Gerente da CMS Lucas Tarallo destaca que são projetos como o PES que mostram o poder da educação ambiental como agente transformador da sociedade. “A CMS tem orgulho de apoiar projetos como PES e de investir constantemente em ações que promovam a educação ambiental. Da mesma forma, realizamos investimentos constantes na Estação de Tratamento para manter a eficiência da operação e garantir mais qualidade de vida para a comunidade matonense”.

 

Durante a semana, a Escola realizou, também, atividades com os alunos e exposição dos trabalhos realizados durante o ano letivo, como o Projeto Super Autor, em que alunos escreveram um livro e participaram de uma manhã de autógrafos com a presença dos familiares e da escritora Railda Dias, que presenteou a biblioteca da escola com algumas de suas obras.


Data da Notícia : 08/12/2023

Fotos da Informação

Últimas notícias