CMS orienta sobre descarte responsável de resíduos não domésticos

A CMS (Companhia Matonense de Saneamento), em parceria com a Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, segue desenvolvendo a campanha de conscientização “Juntos Cuidamos Mais". O objetivo é alertar a população sobre a importância do descarte responsável de resíduos não domésticos.

 

Estes materiais, também conhecidos como materiais atípicos, podem ser caracterizados como qualquer substância ou material lançado nas redes de esgoto que não seja tratável pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), como produtos químicos, óleos, graxas, estopa e diversos resíduos industriais, além de papéis, plásticos, tecidos e embalagens que obstruem a tubulação, causando rompimentos e transbordamentos.

 

Dessa forma, a campanha "Juntos Cuidamos Mais", representa um esforço contínuo para minimizar os danos do descarte incorreto de resíduos, conscientizando a população a adotar práticas responsáveis em suas residências e, principalmente, nas empresas em geral.

 

A destinação correta dos resíduos gera benefícios para todos, e este trabalho em conjunto começa em nossas casas e empresas, uma vez que cada tipo de resíduo deve ser tratado e destinado da forma correta.

 

Os resíduos contaminantes dos serviços da saúde, gerados por clínicas, consultórios, hospitais e laboratórios, por exemplo, são coletados diretamente nos estabelecimentos por uma empresa especializada. Já os resíduos industriais, devem receber os tratamentos adequados para destinação, conforme as classificações e exigências dos órgãos fiscalizadores. Este processo, de responsabilidade das próprias empresas, deve ser realizado internamente nas unidades de produção antes do efluente ser descartado.

 

O tratamento e destinação consciente de resíduos é uma questão ampla que merece nossa atenção.  Cuidar da separação, tratamento e disposição correta dos resíduos gera inúmeros benefícios, pois diminui a quantidade de lixo dispensada no meio ambiente, reduz a poluição, gera economia de recursos públicos, além de garantir a preservação ambiental e a qualidade de vida da população.

 

Para mais informações sobre o descarte de resíduos, entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, através do telefone 3383-4060.


Data da Notícia : 24/01/2024

Últimas notícias