CMS conscientiza a população sobre o descarte responsável de resíduos não domésticos

Os materiais atípicos lançados indevidamente na rede de esgoto, representam um obstáculo significativo para o tratamento do efluente e sua destinação correta. Para enfrentar este desafio, a CMS (Companhia Matonense de Saneamento), em parceria com a Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, segue desenvolvendo a campanha “Juntos Cuidamos Mais” com o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte responsável de resíduos atípicos.

 

O esgoto atípico trata-se de qualquer substância ou material lançado nas redes de esgoto que não seja tratável pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Essas substâncias incluem produtos químicos, óleos, estopas, resíduos industriais, papéis, plásticos e outros materiais que obstruem a tubulação causando rompimentos e transbordamentos, além de prejudicar a eficácia do tratamento realizado pela CMS.

 

A Campanha “Juntos Cuidamos Mais”, por meio de orientações e dicas sustentáveis, reafirma a importância do trabalho em conjunto para garantir a proteção do meio ambiente e o funcionamento eficaz da ETE, alertando também sobre as devidas punições para aqueles que infringem a Legislação e realizam descartes de forma irresponsável.

 

Este trabalho começa em nossas casas e empresas, uma vez que cada tipo de resíduo deve ser tratado e destinado da forma correta. Os resíduos dos serviços da saúde, gerados por clínicas, consultórios, hospitais e laboratórios, são coletados diretamente nos estabelecimentos por empresas especializadas contratadas pela Prefeitura, e têm destinação controlada por serem contaminantes.

 

Já o tratamento dos resíduos gerados pelas indústrias, é de responsabilidade das próprias empresas e deve ser realizado de forma específica, de acordo com suas características e conforme as classificações e exigências dos órgãos fiscalizadores.

 

Apesar de parecer simples, o tratamento e destinação de resíduos é uma questão ampla e contribui com inúmeros benefícios, diminuindo a quantidade de lixo dispensada no meio ambiente, economizando recursos públicos e garantindo a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população matonense.

 

Para informações sobre o descarte correto dos resíduos, entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, pelo telefone 3383-4500.

 


Data da Notícia : 24/05/2024

Últimas notícias