Meio Ambiente e Sustentabilidade

Matão tem o privilégio em ser uma das poucas cidades do Brasil a contar com tratamento de esgoto de qualidade

11/04/2025

De acordo com o Instituto Trata Brasil, mais de 90 milhões de brasileiros vivem sem serviço de coleta de esgoto e somente 50% do volume coletado passa por tratamento adequado.

 

Em meio a este cenário, Matão tem o privilégio de ser uma das poucas cidades do Brasil a contar com tratamento de esgoto de alta eficiência e tecnologia. A atuação da CMS (Companhia Matonense de Saneamento) se destaca como exemplo de eficiência, contribuindo diretamente com a preservação ambiental e com o desenvolvimento sustentável do município.

 

Para oferecer qualidade de vida à população matonense e garantir a preservação do meio ambiente, a CMS trata 100% do esgoto doméstico recebido, com índices de eficiência acima de 98% na remoção de matéria poluidora. O processo permite que o efluente se transforme em água cristalina e seja lançado no Rio São Lourenço livre de impurezas.

 

Processo de tratamento

O esgoto das residências é transportado por uma rede de emissários específica. Ao chegar na estação, uma grade automática retém os materiais sólidos mais grosseiros como plástico, vidro, metal e fibras de tecido que são jogados indevidamente na rede.

 

Em seguida, o esgoto é bombeado, por meio de mecanismos vedados que ajudam a eliminar os odores, até o setor de tratamento preliminar onde são retirados os materiais mais gordurosos e finos, como a areia, que são descartados em aterros sanitários licenciados.

 

A parte líquida é direcionada para os tanques de tratamento, etapa que não utiliza energia. Os elementos orgânicos entram em processo biológico, onde os microrganismos se alimentam da própria matéria orgânica, reduzindo as impurezas e criando uma manta de lodo, conhecida como biomassa.

 

Nos tanques de oxigenação, os microrganismos decompõem a matéria orgânica restante, elevando o percentual de remoção de impurezas para mais de 98%. Na etapa seguinte, ocorre o processo de decantação, onde a água é encaminhada para desinfecção, eliminando os microrganismos causadores de doenças. 

 

Com isso, o que era esgoto torna-se água cristalina, lançada no Rio São Lourenço com níveis de oxigênio acima da exigência legal, preservando o ecossistema e garantindo a saúde da população.

 

Além disso, a biomassa gerada pelo tratamento é transformada em condicionador de solo orgânico. Com registro no Ministério da Agricultura, o produto pode ser aplicado em determinadas culturas ou para recuperação do solo degradado.

 

Há quase duas décadas utilizando tecnologias sustentáveis e equipamentos de última geração, a CMS garante máxima eficiência nos seus serviços, preservando o meio ambiente, gerando benefícios para a saúde pública e melhorando a qualidade de vida da população matonense. 

Fonte: CMS e Instituto Trata Brasil
CMS
Desenvolvido por wab.com.br