16/05/2025
A CMS (Companhia Matonense de Saneamento) realiza diariamente análises laboratoriais que asseguram a eficiência do tratamento de esgoto realizado em Matão. Com o apoio de tecnologia de ponta e equipe técnica qualificada, a companhia ultrapassa os padrões exigidos pela legislação, atingindo índices superiores a 98% na remoção de impurezas do efluente doméstico.
São aproximadamente 20 mil análises mensais, que verificam parâmetros estabelecidos por órgãos como Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Entre os testes realizados estão análises de DQO (Demanda Química de Oxigênio), DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), pH (escala numérica para especificar a acidez ou basicidade) e de presença de sólidos, óleos e graxas.
“Esses resultados são fundamentais para a tomada de decisão operacional e para garantir a eficiência da operação”, destaca Maycon Roger Orozimbo, supervisor de operações da CMS.
Com certificações internacionais como ISO 9001 e ISO 14001, que garantem qualidade e gestão ambiental, respectivamente, a companhia mantém sua operação alinhada às principais inovações do setor. “Acompanhamos de perto as tendências e tecnologias globais para manter a estação moderna e eficiente”, destaca Lucas Brunaldi de Tarallo, gerente geral da CMS.
Mesmo com o alto desempenho atual, a estrutura da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) foi projetada para o crescimento. “Ela tem capacidade para atender até 110 mil habitantes, o que garante segurança e tranquilidade para a população matonense”, completa Lucas.
O investimento constante em tecnologias de ponta e excelência operacional, reafirma o compromisso da CMS com a preservação ambiental, sustentabilidade e qualidade de vida da população matonense.