A CMS (Companhia Matonense de Saneamento) apoiou a produção do documentário “Rio São Lourenço: um Rio de Integração Regional”, lançado nesta terça-feira (4), na Casa da Cultura “Prefeito Armando Bambozzi”. Representando a concessionária no evento, o gerente geral Lucas Brunaldi Tarallo reforçou o compromisso da companhia com a preservação dos recursos naturais da região, especialmente o Rio São Lourenço.
Idealizado pelo repórter fotográfico e ambientalista Sérgio Figueira (Sabará), o documentário reúne imagens captadas ao longo de aproximadamente 15 anos. O trabalho destaca não só a importância ambiental do rio, mas também sua beleza natural e a relação afetiva construída com a comunidade ao longo das décadas. A produção integra a programação da campanha Eco Matão 2025, cujo tema deste ano é “Combate à Poluição Plástica: Cooperativismo na Promoção do Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo”.
A obra seguirá em exibição na Casa da Cultura até o dia 13 de junho. Durante esse período, o documentário também será apresentado aos alunos do 4º ano das escolas municipais Adelino Bordignon, Benta Maria Ragassi Scutti, Prefeito Celso de Barros Perche, Antonio Carlos Manzini, Helena Borsetti, Fazenda Tamanduá e do Colégio Objetivo, com o intuito de promover a educação ambiental e o conhecimento sobre a relevância do Rio São Lourenço para a comunidade.
Ao apoiar a iniciativa, a CMS reafirma seu compromisso com a preservação dos recursos naturais da região. Utilizando tecnologias de última geração, a companhia trata 100% do esgoto doméstico recebido na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) com índices de eficiência acima de 98% na remoção de matéria poluidora, garantindo que o efluente seja lançado no Rio São Lourenço com níveis de oxigênio acima dos padrões exigidos por lei, contribuindo dessa forma, com a qualidade de vida da população matonense.