Em busca de uma atuação 100% ecológica, a CMS (Companhia Matonense de Saneamento) transforma em condicionador de solo orgânico cerca de 200 toneladas de biomassa que seriam descartadas em aterros sanitários específicos.
O adubo, chamado de Ferticlean, foi desenvolvido por agrônomos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq da USP), pela empresa Biossolo e por especialistas em resíduos. Enriquecido com calcário dolomítico (cálcio e magnésio) e cal virgem micropulverizada, o produto é criteriosamente monitorado, com análises diárias de pH e análises mensais físico-químicas e microbiológicas realizadas pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC).
Com registro no Ministério da Agricultura, o Ferticlean é classificado como composto orgânico classe D e pode ser aplicado em culturas de citros (laranja, limão), cana-de-açúcar, milho, soja, café, seringueira, eucalipto e outros pomares como goiaba e abacate, além de ser uma excelente opção para a recuperação de áreas degradadas.
A CMS distribui o FertiClean gratuitamente a produtores rurais cadastrados e, desta forma, fomenta a agricultura, gera qualidade de vida e preserva o meio ambiente.