A Companhia Matonense de Saneamento (CMS) promoveu na terça-feira (17/06), mais uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto de Matão, com o objetivo de apresentar às pessoas a estrutura e todo o aparato tecnológico utilizado no processo de tratamento do efluente.
A atividade, que integra a programação da Semana do Meio Ambiente (Eco Matão), foi organizada em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o Conselho do Meio Ambiente. Além dos conselheiros e servidores municipais, também foram convidados os vereadores e integrantes do Parlamento Jovem.
O gerente geral da CMS, Lucas Brunaldi Tarallo, que apresentou todos os processos durante o tour pela ETE, destacou a satisfação da concessionária em receber os visitantes e apresentou todas as tecnologias. “As visitas são oportunidades para que as pessoas conheçam na prática o nosso compromisso com a qualidade e a eficiência do tratamento, que são garantidas graças a tecnologias sustentáveis e equipamentos de última geração”.
O prefeito Cido Ferrari destacou que o município tem o privilégio de contar com uma estação de tratamento de última geração e que proporciona mais saúde para a população. “O saneamento básico impacta diretamente a saúde pública, o meio ambiente e o desenvolvimento social e Matão está muito bem servida nessa área, garantindo mais qualidade de vida para a nossa população”.
Paulo Bernardi, presidente da Câmara Municipal de Matão, também destacou a importância do serviço para a cidade. “A CMS fez um grande investimento e há 20 anos vem prestando serviços de qualidade e ajudando a promover o desenvolvimento sustentável do município e, cabe a nós, representantes da população, acompanhar de perto este trabalho”.
Utilizando processo biológico inovador, a CMS trata 100% do esgoto doméstico recebido na estação, alcançando mais de 98% de eficiência na remoção de impurezas. Com a aplicação de tecnologias avançadas, sistemas automatizados, análises diárias e monitoramento contínuo, a CMS supera os padrões de qualidade exigidos pela legislação, com sua gestão e processo atestados pelas certificações ISO 9001 e ISO 14001.
Há mais de duas décadas utilizando tecnologias sustentáveis e equipamentos de última geração, a CMS garante máxima eficiência nos seus serviços, preservando o meio ambiente, gerando benefícios para a saúde pública e melhorando a qualidade de vida da população matonense.
Para destacar o compromisso com a educação ambiental, a CMS promove visitas na ETE e apoia eventos e projetos educativos, como o Programa Escola Sustentável, que incentivou a cultura da sustentabilidade na comunidade escolar e, recentemente, a produção do documentário “Rio São Lourenço: um Rio de Integração Regional”, do repórter fotográfico e ambientalista Sérgio Figueira (Sabará), lançado durante a Eco Matão 2025.