Meio Ambiente e Sustentabilidade

CMS reafirma compromisso com a eficiência em meio aos desafios do saneamento no país

26/07/2025

O Marco Legal do Saneamento, sancionado em julho de 2020, completou cinco anos no dia 15 de julho. A legislação, que estabelece como meta a universalização do acesso à água potável e à coleta e tratamento de esgoto até 2033, ainda enfrenta grandes desafios. Segundo estudo do Centro de Liderança Pública (CLP), no ritmo atual de investimentos, essa meta só poderá ser alcançada em 2070, revelando a urgência do tema.

 

De acordo com o Instituto Trata Brasil, mais de 90 milhões de pessoas ainda vivem sem serviço de coleta de esgoto e somente 50% do volume coletado é tratado adequadamente. O Ranking do Saneamento de 2025, publicado em parceria com a GO Associados, aponta que 44,8% da população do país não tem acesso à coleta de esgoto e que apenas cinco capitais brasileiras tratam ao menos 80% do efluente gerado.

 

Diante deste cenário, Matão tem o privilégio de ser uma das poucas cidades do Brasil a contar com tratamento de esgoto de alta eficiência e tecnologia. A CMS - Companhia Matonense de Saneamento,  trata 100% do esgoto doméstico recebido na Estação de Tratamento, com eficiência superior a 98% na remoção de matéria poluidora, transformando o efluente em água limpa, lançada no Rio São Lourenço livre de impurezas e com percentual de oxigênio, também acima da exigência legal.

 

Há 20 anos preservando vidas

Atenta aos avanços tecnológicos e às boas práticas ambientais, a CMS, empresa do grupo Branco Peres, opera a Estação de Tratamento de Esgoto de Matão desde 2005. Com 110 bilhões de litros de esgoto já tratados, é referência nacional, mantendo certificações ISO 9001 e ISO 14001, que atestam os padrões de excelência adotados em sua gestão e processos.

Ao longo dessas duas décadas de atuação, a CMS tem contribuído diretamente para a qualidade de vida da população matonense, gerando benefícios para a saúde pública e preservando o meio ambiente. Em um cenário nacional tão desafiador, Matão segue como exemplo de compromisso com o desenvolvimento sustentável.

CMS
Desenvolvido por wab.com.br