08/08/2025
A campanha “Juntos Cuidamos Mais”, que visa chamar a atenção da comunidade para os riscos do descarte inadequado de resíduos não domésticos, está sendo intensificada pela CMS – Companhia Matonense de Saneamento e pela Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Novos materiais e peças publicitárias serão lançados para conscientizar e sensibilizar não apenas os moradores da cidade, mas, principalmente, os responsáveis por empresas e instituições, para que adotem rotinas de descarte conscientes e sustentáveis. O cuidado com o meio ambiente começa na nossa casa e se estende aos espaços de trabalho.
Resíduos como produtos químicos, óleos, graxas, estopas, entre outros materiais utilizados em ambientes industriais ou comerciais, são considerados atípicos e, por não poderem ser tratados pela Estação de Tratamento de Esgoto, representam um sério risco para o sistema de esgotamento sanitário.
Da mesma forma, materiais como plásticos, papéis, tecidos e embalagens, descartados de forma indevida na rede de esgoto, dificultam o tratamento e contribuem para entupimentos e vazamentos nas redes públicas e domésticas de emissários.
Alguns resíduos, como os contaminantes de serviços de saúde, gerados por clínicas, hospitais e laboratórios, são recolhidos diretamente nas unidades geradoras por empresas especializadas, contratadas pela Prefeitura. Já os resíduos industriais exigem tratamento conforme as normas estabelecidas pelos órgãos reguladores, e esse procedimento deve ser realizado nas próprias instalações antes de qualquer tipo de descarte.
Os resíduos domésticos sólidos (lixo) também são recolhidos por empresa contratada pelo município e transportados para aterros sanitários licenciados. Existem ainda, os resíduos que podem ser reciclados ou reutilizados, como móveis, eletrodomésticos, lâmpadas e eletrônicos. Para estes casos, a Secretaria de Meio Ambiente disponibiliza locais adequados para o descarte e posterior destinação.
Promover práticas de separação, tratamento e destinação final de resíduos é um compromisso de todos, gerando menos poluição, economia de recursos públicos e proteção ao meio ambiente e à saúde das gerações futuras, além de tornar o planeta mais sustentável.
Quem tiver dúvidas sobre como proceder com o descarte de resíduos pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, pelo telefone 16 3383-4060.
Para mais informações sobre o serviço de tratamento de esgoto doméstico de Matão, acesse: ciamatonense.com.br. No site da CMS, é possível fazer um tour virtual para conhecer todas as etapas do processo de tratamento do efluente.