12/12/2025
De acordo com o Instituto Trata Brasil, mais de 90 milhões de pessoas ainda vivem sem serviço de coleta de esgoto e somente 50% do volume coletado é tratado adequadamente. Diante deste cenário, Matão tem o privilégio de ser uma das poucas cidades do Brasil a contar com tratamento de esgoto de alta eficiência e tecnologia.
A CMS (Companhia Matonense de Saneamento), responsável pelo tratamento do esgoto doméstico de Matão, opera a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) com alto padrão, atingindo índices superiores a 98% na remoção de matéria poluidora e transformando esgoto em água cristalina.
Na ETE, 100% do esgoto recebido passa por um rigoroso processo de tratamento, combinando tecnologia e eficiência operacional para evitar qualquer impacto negativo no meio ambiente. A parte líquida do efluente, já livre de impurezas, é lançada no Rio São Lourenço com qualidade e níveis de oxigenação acima dos padrões exigidos por lei, garantindo a saúde e o bem-estar da população, além de preservar a fauna e a flora da região.
Há 20 anos preservando vidas
Atenta aos avanços tecnológicos e às boas práticas ambientais, a CMS, empresa do grupo Branco Peres, opera a Estação de Tratamento de Esgoto de Matão desde 2005. Com 100 bilhões de litros de esgoto já tratados, é referência nacional, mantendo certificações ISO 9001 e ISO 14001, que atestam os padrões de excelência adotados em sua gestão e processos.
Ao longo dessas duas décadas de atuação, a CMS tem contribuído diretamente para a qualidade de vida da população matonense, gerando benefícios para a saúde pública e preservando o meio ambiente. Em um cenário nacional do saneamento, tão desafiador, Matão segue como exemplo de compromisso com o desenvolvimento sustentável.
Para mais informações, acesse www.ciamatonense.com.br e faça um tour virtual para conhecer os processos e eficiência do tratamento.