Meio Ambiente e Sustentabilidade

Tratamento do esgoto garante qualidade de vida à população e a preservação do meio ambiente

28/03/2025

Um estudo recente do Instituto Trata Brasil, divulgado neste mês, destacou os impactos da falta de saneamento na saúde da população brasileira. Em 2024, o estado de São Paulo registrou 46.594 internações por Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado (DRSAI), evidenciando a necessidade de investimentos contínuos em infraestrutura para garantir acesso universal ao saneamento.

 

A CMS (Companhia Matonense de Saneamento), responsável pelo tratamento do esgoto doméstico de Matão, opera a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) com alto padrão de eficiência, atingindo índices superiores a 98% na remoção de matéria poluidora e transformando esgoto em água cristalina.

 

Na ETE, 100% do esgoto recebido passa por um rigoroso processo de tratamento, combinando tecnologia e eficiência operacional para evitar qualquer impacto negativo no meio ambiente. A parte líquida do efluente, já livre de impurezas, é lançada no Rio São Lourenço com qualidade e níveis de oxigenação acima dos padrões exigidos por lei, garantindo a saúde e o bem-estar da população, além de preservar a fauna e a flora da região.

 

Com um trabalho de modernização contínuo e ações de conscientização sobre a preservação dos recursos naturais, a CMS evidencia sua premissa de preservar vidas e seu compromisso com a qualidade de vida da população matonense.

Fonte: CMS e Instituto Trata Brasil
CMS
Desenvolvido por wab.com.br